Quem somos?

 

Este site está a ser construido, antes de mais, para os meus alunos. Como sou professor de filosofia chamei ao site filosofia.com.pt. Apesar de ter sido pensado como um recurso para as minhas aulas de filosofia, o site terá espaço para outras disciplinas que venha a leccionar, para a direcção de turma e até para eventos que tenham lugar na escola, sejam ou não de caracter filosófico.

Em 2007/08 não leccionei Filosofia mas Psicologia 12.º, Área de Projecto de 12.º, Área de Integração de 10.º e Desporto Escolar (Aikido). Para além disso fui responsável por um Atelier de Fotografia para actividades de substituição e de currículos alternativos e ainda coordenador das actividades extracurriculares.

Este leque de actividades obrigou a um adiamento do projecto inicial do site e a uma reestruturação do que já havia sido feito. São estas as razões que fizeram de filosofia.com.pt um site que praticamente nada tem de Filosofia.

O projecto inicial não foi abandonado e está a ser retomado este ano lectivo. O site não será nunca um site de filosofia, ou um site de filosofia para o ensino secundário, mas um site para os meus alunos de filosofia. O objectivo não é abordar aqui de forma sistemática e exaustiva os conteúdos dos programas de filosofia do secundário mas abordar apenas aqueles que me parecerem adequados, em função das necessidades dos alunos e dos meus planos de trabalho com esses alunos. Para quem vem de fora o site terá sempre um aspecto fragmentado, a unidade só existe para quem acompanha as aulas. Por isso alguns vídeos, textos, imagens, etc. não dirão muito a quem não esteve nas aulas.

Grande parte do site está oculto para a maioria das pessoas: as páginas com informações pessoais sobre o aproveitamento, evolução, comportamento, etc., dos alunos só estão acessiveis aos próprios. As páginas relativas aos IQuest estão acessiveis apenas aos alunos que estão a fazer este tipo de trabalho. Muitas das páginas relativas à direcção de turma estão apenas acessíveis aos próprios alunos e respectivos encarregados de educação.

O projecto do site interliga-se com um outro, o das pesquisas interactivas (InteractiveQuest - IQuest), metodologia de pesquisa orientada que usa a web como principal recurso. O Iquest, pensado inicialmente para a Filosofia, no ano de 2007/08 teve também de ser repensado e adaptado às disciplinas de Psicologia e Área de Integração. A adesão dos alunos destas disciplinas ao IQuest faz prever uma boa adesão também por parte dos alunos de filosofia.

O site foi construido de modo a funcionar bem nos browsers mais utilizados, Internet Explorer 7 e Mozilla Firefox 3, mas aquele em que funciona melhor é no novo browser do google, o Google Chrome.

Todas as sugestões e críticas serão bem-vindas e podem ser deixadas aqui.

7 de Setembro de 2008

Manuel Galrinho