ESSG - Festa de Carnaval

- Coreografias de TESSEN

- AXE

- Baile de Carnaval

- Concurso de Máscaras

- Concurso do Melhor Par

- Concurso de Declarações de Amor

TESSEN

8º C
Karen Dias
Lídia Silva
Marta Coelho
Raquel Coelho
Rita Conceição
Sara Velez

8º G
Bruna Nascimento
Carolina Lino
Catarina Abreu
Catarina Pinote
Daniela Claudino
David Quintino
Gonçalo Costa
Inês Delgado
Jheison Souza
João Rosa

8º F
Ana Franco
Ângela Chagas
Catarina Ferreira
Catarina Stottenborg
Helena Ferreira
Joana Silva
Joana Carvalho
Laura Silva
Maria Joºao Mateus
Maria Madalena Neves

Fotos e vídeos

Clica na foto abaixo para acederes às fotos da festa de Carnaval


Ao entrares na Galeria das fotos clica nas miniaturas para visionares a 500 pixeis de largura, para visionares em tamanhos superiores clica na lupa que está por cima da foto de 500 pixeis.

 

Vídeo1: Coreografia de Tessen pela turma 8º G


Música de de Michael Nyman - MEMORIAL (The Cook,
the Thief, his Wife & her Lover)

Vídeo 2: Coreografia de Tessen pela turma 8º F


Música de Kitaro -AQUA (Oasis)

Vídeo 3: Coreografia de movimentos de
Artes Marciais e Tessen pela turma 8º C


Música de Philip Glass - PROTEST (Songs from the Trilogy)

Apresentaram-se 3 pequenas coreografias de uma arte chamada Tenchi Tessen, realizadas por alunos das turmas do 8º C, 8º F e 8º G, no âmbito da disciplina de Artes e Ofícios leccionada pelo professor Manuel Galrinho.

As coreografias foram praticadas em apenas 4 aulas e são o resultado do trabalho desenvolvido em 16 aulas de 90 minutos. 16 aulas é manifestamente muito pouco tempo para se dominar esta arte e só o grande empenho destes alunos tornou possível este trabalho.

Os alunos apresentaram-se vestidos de forma informal e não com as roupas próprias desta arte, devido ao seu preço elevado.

«Tenchi Tessen» significa à letra «o leque entre o céu e a terra» e os seus praticantes são vulgarmente chamados «guerreiros do leque».

O leque actual de bambu, que deriva de um antigo leque de metal usado na china como arma de guerra, é agora usado não como instrumento de morte mas de criação, numa espécie de dança onde se procura antes de mais a beleza do gesto.

O criador desta arte, Georges Stobbaerts, disse da sua arte:
«Criei o Tenchi Tessen baseando-me nas artes marciais. Fruto de uma longa gestação, inspirei-me nas artes tradicionais japonesas como a Arte do Sabre e o Aikido, mas também no Yoga e no Zen, que foram o seu suporte primordial. Resulta ainda do estudo de vários aspectos das filosofias ocidentais e orientais e aspira a ser uma ponte entre estas duas culturas»

Tara Michael, uma grande investigadora das artes orientais disse sobre esta arte:
«É uma arte do movimento que se situa no instante presente. Não aspira a ser um espectáculo para os outros mas uma prática para si. É também uma coreografia colectiva em que se manifestam pólos opostos como a criatividade e a receptividade, a firmeza e a doçura, a terna fragilidade do bambu e o relâmpago fulgurante do gesto perfeito.»