Livros

Escolares:

- Estudar Filosofia
- AP 12º prof.
- AP 12º aluno
- Psicologia B 12º
- Filosofia 10º «contextos»

Outros:

- Ética para um Jovem
- O Mundo de Sofia
- 501 Dicas para Professores
- Sete Cartas a um Jovem Filósofo.

 

Ética para um Jovem

Ética para um Jovem é um livro escrito em tom de conversa dum pai para o seu filho de 15 anos. É escrito numa linguagem clara e informal, fácil de apreender por um aluno do secundário. Apesar disso o livro aborda em profundidade questões essenciais da ética como valores, responsabilidade, liberdade, etc. O autor é Fernando Savater, professor catedrático de Ética na Universidade do País Basco. Editora: Editorial Presença.

O Mundo de Sofia

Nenhum livro de filosofia, escrito para jovens e adolescentes, teve um êxito comparável ao de O Mundo de Sofia. Traduzido em mais de 20 línguas, recebeu vários prémios em vários países. O livro cativou muitos leitores numa faixa etária onde não há muitos hábitos de leitura, só por isso merece os aplausos que tem recebido; mas o livro consegue ainda mais, ensina filosofia duma forma original, na forma de thriller. Um livro que todos deveriam ler. O autor é um norueguês, Jostein Gaarder, professor do ensino secundário. O livro foi ditado em portugal pela Editorial Presença.

501 Dicas para Professores

501 dicas é daqueles livros onde só se encontram coisas que qualquer professor sabe, mas que convém lembrar de vez em quando, por exemplo: «10. Varie frequentemente o tipo de actividades. Pode gostar de se ouvir a si próprio a falar durante uma hora, mas os seus alunos não gostam. Eles estão habituados a anúncios e a intervalos». O autor é Robert Ramsey, escritor freelancer e professor.



Estudar Filosofia

Estudar Filosofia é um livro de Agostinho Franklin, editado pela Porto Editora, dirigido aos alunos de filosofia do ensino secundário. O livro dá orientações sobre como tirar apontamentos, como ler um texto, como fazer fichas de síntese, como redigir uma resposta, etc.

 

Área de Projecto de 12º Ano - dossier do professor

Autora: Isabel Matos Monteiro

Editora: Porto Editora

Um guia muito útil, principalmente para os professores que estão a ensinar a disciplina pela primeira vez.

 

Área de Projecto 12º Ano - guia do aluno

 

ISBN - 13: 978-972-0-06028-0

Autora: Manuela Matos Monteiro

Editora: Porto Editora

 

Ser Humano - Psicologia B - 12º Ano

Livro adoptado na ESSG

Autores: Manuela Matos Monteiro, Pedro Tavares Ferreira

Editora: Porto Editora

ISBN: 972-0-43297-7

 

Contextos 10º Ano

O livro adoptado para o 10º ano é o livro «contextos»

Autores: Maria Paiva, Orlando Tavares e José Ferreira Borges.

Editora: Porto Editora.

 

Sete Cartas a um Jovem Filósofo

Este pequeno livro de Agostinho da Silva é composto por 7 cartas escritas por um filósofo, José Navarro, a um jovem que pretende seguir o caminho da filosofia. Para além destas cartas o livro contem 3 poemas em prosa, um «esquema biográfico» e uma «nota final» sobre a personagem José Navarro.

Trata-se de uma obra atravessada por um penetrante espírito irónico e crítico. As 7 cartas são umas tantas lições de filosofia onde a liberdade e o inconformismo são temas sempre presentes.

«Meu caro Luis: Do que você precisa, acima de tudo, é de se lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles foram meus, não seus. Se o criador o tivesse querido juntar muito a mim não teríamos talvez dois corpos distintos ou duas cabeças também distintas. Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possivel que depois da oposição venha a pensas o mesmo que eu; mas nessa altura já o pensamento lhe pertence. São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardam no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de não se conformarem.»

Agostinho da Silva - Sete cartas a um jovem filósofo, ed. ulmeiro, 1995.