Quarta-feira, 12 de Março de 2008

Olá, e sejam bem-vindos ao blog que representa o meu trabalho de Psicologia sobre o tema Estereótipos.

Tendo feito eu parte de um grupo de alunos pioneiro na metodologia de ensino
IQuest (online), achei que faria todo o sentido concluí-lo num espaço que, sendo só meu, pode ser visitado por todos, num circuito virtual e de fácil acesso.

O tema deste primeiro
IQuest , gerador de polémica e controvérsia, é bastante discutido actualmente, numa sociedade cada vez mais ampla e global. Por isso, e pelas aulas que assisti do professor Manuel Galrinho, achei bastante acessível a feitura deste trabalho - não esquecendo, no entanto, o indiscutível trabalho que requereu. Porque, o que se lerá mais à frente, não são textos apenas debitados em dez minutos e esquecidos num ecrã: foram lidos, relidos, avaliados, refeitos, até que conseguissem ficar no que são hoje. Mas por isto é também um trabalho mais profundo, bastante focado, e - na minha opinião - extremamente interessante. O formato deste trabalho é bastante inovador - tem uma forma dinâmica de realizar uma pesquisa sem ser através da metodologia tradicional - envolve bem menos papel, que acaba também por ser um benefício, faz-nos ir mais além nas nossas pesquisas e é bem mais interessante. A única crítica que faço prende-se com o facto de limitar muito as nossas pesquisas ao computador/televisão. Podia fazer com que os alunos saíssem de casa. Porque não pedir-lhes que se dirijam a uma biblioteca próxima? Ou colocar uma pista num sítio qualquer da cidade e fazer com que vão lá buscá-la? Podem até fazê-lo em conjunto e promover relações dentro da turma. :) Fica aqui a ideia.


Quanto a ao trabalho especificamente, decidi dividir o blog em três categorias : Filmes, Fotografias e Artigos. Cada uma apresentará o que por mim foi produzido e a partir do que foi produzido. Por isto, se é fã do famoso filme American Beauty, adora fotografia, está convencido que já leu todos os artigos sobre a matéria ou, simplesmente, quer conhecer o trabalho, aventure-se.
Ainda de notar, em tom de despedida, uma conclusão, onde será feita uma comparação entre os estereótipos e a temática do filme Matrix, assistido em aula.

Sem mais a acrescentar, e à espera do seu comentário.




Maria João Abreu - N.º19 - 12.ºD

2007/2008

Sebastião da Gama / Setúbal